24/11/2009

Aquisições


Pack Dorothy Koomson:
 - Bons sonhos, meu amor
 - Pedaços de ternura
 - A filha da minha melhor amiga

Depois da leitura de ....O Estranho Caso do Dr.Jekyll e do Sr.Hyde


Editora: Quasi
Nº de páginas: 102
ISBN: 9789895523757
Preço: 9 euros.

Sinopse: 
A história passa-se em Londres, no século XIX. O médico e pesquisador Henry Jekyll crê que o Bem e o Mal existem em todas as pessoas. Jekyll está determinado a provar a sua teoria, criticada por todos. Após trabalhar incansavelmente no seu laboratório, elabora uma fórmula. Não querendo colocar em risco a vida de ninguém, ele mesmo a bebe. Como resultado, o seu lado demoníaco é revelado: Mr. Hyde.

A minha opinião:
É um livro psicológico, que nos faz pensar na lógica da vida, no bem e no mal, nas aparências.

É um daqueles livros em que nem tudo é o que parece.

Iniciei a leitura deste livro com alguma expectativa porque para além de ser um clássico da literatura, já tinha ouvido e lido opiniões bastante favoráveis relativamente ao mesmo.

Em certos aspectos assemelha-se ao "Retrato de Dorian Gray" sobretudo no que respeita à dualidade entre a alma e o corpo, entre a pureza e a maldade, entre a rectidão e a hipocrisia. Contudo, enquanto que no "Retrato de Dorian Gray" o que está por detrás dessa dualidade é a arte, neste livro é por sua vez a ciência. A leitura do livro coocou-me determinadas questões: até onde poderá ir ou deverá ir a ciência? De que modo poderá ou deverá ser utilizada e para que fins? São questões pretinentes e, inclusivamente, actuais.

É um clássico em toda a sua plenitude. Contudo, só aponto duas críticas: a narrativa de Stevenson é, em certos momentos, um pouco monótona e acho que a história poderia ter sido mais aprofundada.

Classificação:7.5/10

Iniciado a 16 de Novembro e terminado a 23 de Novembro.



21/11/2009

Update dos Desafios deste ano...

Bem...estamos quase a chegar ao final do ano e por isso resolvi colocar aqui o ponto de situação relativamente aos desafios a que me propus para este ano:

- No que se refere ao número de livros livros, ou seja, ler 30 livros este ano já o atingi! Estou a ler neste momento o 31º!!!!

- Quanto ao número de páginas lidas já ultrapassei e muito a meta estabelecida (8000 páginas) e atingi até este momento ( e tendo em conta até ao último livro que li) as 9098 páginas!!!!

- O desafio dos clássicos também está prestes a ser atingido - neste momento leio o 5º clássico deste ano e o 6º será lido em breve!!!!!

No final do ano, vou actualizar toda esta informação e ainda sobre os resultados das sondagens e um comentário global às leituras deste ano!

Para já posso afirmar que estou orgulhosa por já ter atingido a maioria dos meus objectivos literários!!!

Depois da leitura de...O Quarto Mágico de Sarah Addison Allen


Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 278
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228147

Sinopse:
Josey Cirrini tem a certeza de apenas três coisas na vida: O Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada; e um doce sabe muito melhor quando degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida triste, o seu único consolo é a sua pilha de doces e romances a que se entrega todas as noites… Até que descobre que no roupeiro se esconde nada mais nada menos que Della Lee Baker. Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee decide ajudar Josey a mudar de vida. E, em breve, a jovem renunciará às guloseimas e descobrirá que, mesmo sem elas, a vida pode ser doce.
Influenciada põe Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta para quase tudo.
À medida que Josey se atreve a sair da sua casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surpreendente e o amor pode surgir em qualquer altura. E isso é só o início…
Terna e com um toque de magia, esta é uma história encantadora sobre a amizade e o amor - e sobre as surpreendentes e mágicas possibilidades que cada novo dia nos reserva. 


A Minha Opinião:
Devo confessar que tinha altas expectativas relativamente a este livro....Afinal "O Jardim Encantado" da mesma escritora foi para mim muito especial e teve um gosto especial lê-lo.

Posto isto, devo dizer que este livro é especial em todos os sentidos porque não relata uma história comum de raparigas comuns, mas antes as aventuras e desventuras de três raparigas invulgares porque cada uma delas possui um determinado "toque" de magia.

Identifiquei-me especialmente com a personagem de Josey porque tal como eu ela é timida, insegura, devora romances e doces.

Contudo, adoraria ter o poder de Chloe: fazer com que os livros me surgissem do nada...sem ter de os comprar!

É um livro que se lê bem, que distrai, com sentido de humor, que nos faz pensar na vida e que nos fala de livros.


Contudo, comparativamente com "O jardim Encantado" não sei se por o ter lido primeiro, achei este mais monótono e não fiquei tão "agarrada" a este livro...Mas mesmo assim recomendo!


Classificação -  8/10

Iniciado a 10 de Novembro e Terminado a 16 de Novembro. 

19/11/2009

RECTIFICAÇÃO RESULTADOS DO PASSATEMPO " A PRENDA"

Peço deculpa por este lapso mas considerei 3 vencedores no passatempo na mensagem anterior.
Como sabem serão oferecidos somente 2 packs de livros e, como tal, decidi que este deverão ser oferecidos aos 2 primeiros concorrentes que sairam no sorteio. São eles:
Cláudia Alexandra Cruz  - Rio de Mouro
Joaquina Mauricio - Lisboa

Peço desculpa aos demais visados!

Vencedores do Passatempo "A Prenda"

Tivemos 173 participações, todas elas válidas. Muito obrigada!
Respostas:
1 - Arquitecto
2 - Champagne e morangos
3 - 21 anos

Os vencedores são:

Cláudia Alexandra Cruz - Rio de Mouro
Joaquina Mauricio - Lisboa

Parabéns!
Já enviei os dados e agora resta aguardar pelos livrinhos!

10/11/2009

No teu Deserto - Miguel Sousa Tavares


Edição/reimpressão: 2009
 
Páginas: 128
 
Editor: Oficina do Livro
 
ISBN: 9789895554645
 
Preço: 15 Euros  








Sinopse/ A minha opinião:
Confesso que este livro não estava inserido no "programa de leituras deste ano" (não significa que eu saiba exactamente que livros vou ler como muitas pessoas que têm pilhas de livros para ler e seguem rigorosamente a ordem pela qual esta está disposta) sobretudo por duas razões: primeiro, porque contrariamente aos dois outros romances de Miguel Sousa Tavares este é qualificado como "Quase Romance" o que me deixou um pouco de "pé atrás"; segundo, a espessura do livro que é muitissimo mais pequeno que os outros  - o que não significa forçosamente que o livro seja mau porque há muitos livros de poucas páginas que são excelentes - veja-se o exemplo de "O Retrato de Dorian Gray" - contudo, estabelecendo uma relação número de páginas/preço do livro eu nunca o compraria porque acho-o muito caro e por isso não o iria comprar....

Mas o certo é que uma amiga (obrigada Laurentina!) me emprestou o livro e só posso dizer: ainda bem que o fez!

Logo na primeira página ficamos a saber o desfecho do livro o que é logo um "baque" mas que ao mesmo tempo nos dá mais vontade para o ler porque assim sabemos que não podemos ter ilusões e que não vamos andar a ler um livro sobre o qual criamos expectativas e depois no final "pum" é como um muro no estômago....

Á medida que avançava na leitura ficava cada vez mais "presa" às personagens (sendo que uma delas é precisamente Miguel Sousa Tavares) e à aventura que é relatada. 

Sempre tive vontade de conhecer o deserto do Sahara (deve ser a minha veia de Geógrafa a falar) e, por isso, este livro é especial uma vez que nos descreve as particularidades desse local misterioso e exótico....Só nos apetece estar lá e ter acompanhado essa aventura há mais de 20 anos atrás.

Paralelamente, às aventuras e desventuras de Miguel Sousa Tavares e de Cláudia no deserto, conhecemos (será que chegamos efectivamente a conhecer?) os sentimentos que os unem: uma amizade é de certeza...Um amor?Talvez.Mas nunca consumado. E é isto que faz deste livro um "Quase Romance".

Emocionei-me ao ler este livro, ri-me com o sentido de humor de Miguel Sousa Tavares e acho verdadeiramente incrível como este teve coragem de publicar um livro no qual nos "abre o seu coração" de forma de tão pura, simples e sincera!

Só tenho uma crítica a apontar: penso que a parte do livro referente à estada no deserto poderia ter sido melhor aproveitada.


Um livro emocionante, lindo, cativante....que se lê num fôlego e que no fim pensamos: soube a pouco porque queremos ficar mais um tempo com as personagens....

Classificação - 9.5/10

Iniciado a 8 de Novembro e terminado a 10 de Novembro.




09/11/2009

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde


Edição: 2000

Páginas:  152

Editor: Revista Visão

Colecção: Biblioteca Visão

Sinopse:
Em o Retrato de Dorian Gray revela-se-nos e esteticismo de Oscar Wilde: a procura de sensações, a superação do verdadeiro artista sobre as regras da sociedade ou da moral. Nesta obra, a personalidade dividida de Dorian Gray é representada por uma inversão misteriosa da ordem natural, através da qual a sua verdadeira face conserva a juventude inviolada enquanto o retrato é macerado pelo passar dos anos, até ao dia em que a faca cravada na tela reconduz à arte a sua serenidade impassível e ao ser vivo a sua transição para a morte.
  
A Minha Opinião:


Oscar Wilde escreve belissimamente bem! Foi uma surpresa bastante agradavel!
A história de um rapaz que pede para lhe pintarem o retrato com uma particularidade: que esse retrato guardo em si a sua alma, os seus sentimentos mais preversos e que vá envelhecendo enquanto ele (como Homem) permaneça sempre jovem....
Juntamente com Dorian Gray surgem as personagens de Lord Henry (que enriquece a narrativa sendo o pseudo - ego de Dorian, que lhe dá conselhos pouco ortodoxos) e Basil (o pintor a quem Dorian encomenda o retrato).
Mas não se julgue que esta é uma História sem enredo: esta dá uma reviravolta extraordinária e aquilo que a personagem principal mais ansiava torna-se no seu pesadelo...
A passagem do tempo não lhe altera a bela aparência, enquanto o seu retrato envelhece e revela a decadência interior, levando inclusivamente a que Dorian se revolte contra a sua própria obra...
É uma narrativa filosófica e psicológica, que nos faz reflectir em temas como o envelhecimento, o prazer, a beleza, o crime e o castigo e como desfecho é sensacional!

Classificação: 9/10.

Iniciado a 14 de Outubro e terminado a 8 de Novembro.



Passatempo "A Prenda" de Cecelia Ahern

A Editorial Presença irá publicar no dia 17 de Novembro o livro A Prenda, da mesma autora de P. S. Eu Amo-te, Cecelia Ahern. Uma obra emocionante e divertida, onde está sempre presente o espírito de Natal, e que nos faz reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida. Numa parceria com este blogue, a Editorial Presença tem para oferecer 2 packs compostos pelo livro, um saco e um postal:

O Livro






                                                                      O saco promocional.
O Postal
Sobre o Livro:


Todos os dias Lou Suffern, um arquitecto bem-sucedido de Dublin, travava uma batalha inglória com o relógio, na tentativa vã de responder às múltiplas solicitações profissionais, familiares e sociais. Vivia a um ritmo vertiginoso. O seu desejo de sucesso afastou-o do que era realmente importante na sua vida. E assim foram correndo os dias até àquela gelada manhã de terça-feira em que resolveu oferecer um café a Gabe, o sem-abrigo que costumava sentar-se perto da entrada do seu escritório. À medida que o Natal se aproxima e que Lou vai privando mais de perto com Gabe, a sua perspectiva do tempo vai-se alterando... Emocionante e divertida, esta narrativa onde está sempre presente o espírito de Natal, faz-nos reflectir sobre a importância do tempo e rever as prioridades na nossa própria vida.

Sobre a escritora: 

Cecelia Ahern é formada em Jornalismo e Comunicação. Aos vinte e um anos escreveu o seu primeiro romance, P. S. – Eu Amo-te, um imediato e estrondoso sucesso publicado em mais de 40 países, que liderou as listas de bestsellers na Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Holanda, e deu origem ao filme com o mesmo nome. Todos os seus romances seguintes – Para Sempre, Talvez, Se Me Pudesses Ver Agora e Um Lugar Chamado Aqui - receberam um acolhimento entusiástico e alcançaram o estatuto de bestsellers. Alguns foram também adaptados ao cinema e valeram-lhe a atribuição de diversos prémios literários.




Para se habilitarem a ganhar um destes packs terão de responder acertadamente a todas as questões colocadas no formulário em baixo, assim como preencher os dados pessoais obrigatórios no mesmo!
As respostas poderão ser encontradas aqui no blogue ou no site da Editorial Presença.

Regras do Passatempo:

Decorrerá entre o dia 9 e 17 de Novembro (até ás 24h).
A todas as participações válidas serão atribuídos números que posteriormente serão sorteados.  
Cada participante só poderá concorrer uma única vez.
Este passatempo só é válido para Portugal Continental e Ilhas.
Caso tenham qualquer dúvida poderão enviar email para stefbotelho@hotmail.com ou então aqui poderão colocar comentário aqui no blogue.





04/11/2009

Resultados do Passatempo "Melodia do Adeus"

Para primeiro passatempo do blogue o resultado foi positivo!
Tivemos um total de 82 participações, das quais 67 foram validadas.
Obrigada a todos os participantes e espero que continuem a visitar este cantinho...
Sem mais demoras os vencedores são:
Livro Autografado por ter sido o primeiro sorteado:
1 - Diana Bernardo, Quarteira

Restantes vencedores:
24 - Eduardo Franco, Turcifal
56 - Tânia Alves, Ermesinde

Parabéns aos sortudos!
As respostas eram:
1 - Jonah
2 - 18 anos
3 - 31/12/1965.

Os vencedores receberão também um email.
Os dados já seguiram para a Editorial Presença!

Os Autores nas estantes

Agatha Christie (7) Albert Camus (1) Alexandre Dumas (2) Almudena de Arteaga (2) Amalia Decker Marquez (1) Ana Cristina Silva (2) Andrea Vitali (1) Andy Tilley (1) Anita Notaro (1) Anna McPartlin (2) Annie Murray (2) Anthony Capella (1) Antonio Hill (1) Arthur Schnitzler (1) Arturo Perez - Reverte (1) Audrey Niffenegger (1) Ayelet Waldman (1) Boris Vian (1) Bram Stocker (1) Brian Freeman (1) Camilla Lackberg (6) Care Santos (1) Carlos Ruiz Zafón (2) Cecelia Ahern (1) Charlotte Brontë (1) Colleen McCulloug (3) Dan Brown (2) Daniel Silva (1) David Foenkinos (1) David Nicholls (1) David Safier (1) Dennis Lehane (1) Diane Setterfield (1) Donato Carrisi (2) Edith Wharton (1) Elizabeth Adler (1) Elizabeth Edmondson (1) Elizabeth Gilbert (1) Elizabeth Haynes (1) Elizabeth Hickey (1) Eloisa James (1) Eric-Emmanuel Schmitt (1) Fabio Volo (1) Florencia Bonelli (1) Franz Kafka (1) Fred Vargas (2) George Orwell (1) George R.R. Martin (1) Gustave Falubert (1) Guy de Maupassant (1) H.P.Lovecraft (1) Harlan Coben (2) Haruki Marukami (2) Henning Mankell (2) Henry James (1) Inês Pedrosa (1) Isabel Allende (3) Iza Salles (1) J.K.Rowling (1) James Thompson (2) Jamie Ford (1) Jane Austen (2) Jean Rhys (1) Jennifer Haymore (2) Jessica Bird (1) Jill Abramson (1) Jô Soares (2) John Boyne (1) John Verdon (2) Jojo Moyes (3) Jonathan Santlofer (1) José Rodrigues dos Santos (5) José Saramago (6) Joseph Conrad (1) Jude Deveraux (2) Julia Navarro (1) Julie Garwood (1) Júlio Magalhães (2) Karen Kingsburry (1) Kate Jacobs (1) kate Morton (3) Ken Follett (5) Lars Kepler (3) Leo Tolstoi (1) Lewis Carroll (1) Lisa Gardner (1) Lívia Borges (1) Lucinda Riley (2) Luís Miguel Rocha (4) Machado de Assis (1) Madeline Hunter (2) Marguerite Duras (1) Mário Vargas Losa (2) Matilde Asensi (1) Michael baron (1) Miguel Sousa Tavares (1) Mo Hayder (1) Nicholas Sparks (2) Nicky Pellegrino (1) Nicolas Barreau (2) Nora Roberts (4) Nuno Markl (1) Oscar Wilde (1) Paulo M. Morais (1) Philippa Gregory (3) R.J.Palacio (1) Ricardo Araújo Pereira (1) Ricardo Menendez Sálmon (1) Richard Zimler (1) Robert Louis Stevenson (1) Robert Wilson (1) Rosamund Lupton (2) Rosamunde Pilcher (1) Sandra Brown (2) Sandra Worth (1) Sara Rodi (1) Sarah Addison Allen (3) Slavomir Rawicz (1) Stefan Sweig (1) Stephen King (1) Stephenie Meyer (4) Steven Saylor (1) Stieg Larson (3) Susanna Kearsley (1) Susanna Tamaro (1) Tara Moss (1) Thomas Mann (1) Torey Hayden (1) Tracy Chevalier (2) Wilkie Collins (1) WM. Paul Young (1) Yann Martel (1) Yasunari Kwabata (1) Yrsa Sigurdardóttir (1)